Estudos de Viabilidade
Um estudo de viabilidade é, basicamente, desenvolvido levando em consideração as informações recebidas do cliente: a localização, a área do terreno e o tipo de empreendimento desejado.
Esse estudo auxilia o incorporador no momento de tomadas de decisões, como consulta à normas técnicas, regulamentos, leis e estudo do mercado. Fazem parte do estudo de viabilidade:- a gestão de riscos;
- integração da equipe;
- direitos e deveres de cada qual;
- entre outros.
Inicialmente, no estudo de viabilidade, inicia-se pela seleção e triagem de possíveis terrenos para o desenvolvimento do projeto, e uma breve análise para eleger o terreno escolhido.
Em seguida é checar as leis urbanísticas da cidade na qual a obra será realizada, como Plano Diretor, Plano Regional, Código de Obras e exigências de segurança. É importante destacar quais são os pontos mais importantes e que poderiam causar maior impacto no projeto de arquitetura e, consequentemente, na viabilidade da obra.Outra etapa importante do estudo de viabilidade em projetos é a análise do estudo de oferta na região escolhida para o projeto, com o objetivo de identificar possíveis nichos de mercado, e quais as dificuldades e oportunidades oferecidas pela região para o desenvolvimento da obra.
Além disso, são realizados estudos de implantação e volumetria, testando possibilidades de arranjos para composição do pavimento, tipo de torres e implantações destas no terreno.O processo de desenvolvimento do estudo de viabilidade também necessita de um estudo de viabilidade econômico-financeira da obra. Costumam ser utilizadas ferramentas de análise de fluxo financeiro para verificar a vulnerabilidade da obra a certos parâmetros. Assim, é possível identificar os pontos que podem gerar problemas futuros para a obra.